terça-feira, 21 de agosto de 2012

Rift Valley

O Grande Vale do Rift é um complexo de falhas tectónicas criado há cerca de 35 milhões de anos com a separação das placas tectónicas africana e arábica. Esta estrutura estende-se no sentido norte-sul por cerca de 5000 km, desde o norte da Síria até ao centro de Moçambique, com uma largura que varia entre 30 e 100 km e, em profundidade de algumas centenas a milhares de metros.
Uma grande depressão se desenvolve no continente e a água do mar invade as terras mais baixas, formando lagos salinos. A atividade vulcânica é intensa, pois o afinamento crosta continental faz com que a camada quente e fluída abaixo da litosfera (a astenosfera) se aproxime da superfície. Esse tipo de ambiente geotectônico é chamado de "rift valley" (termo geológico em inglês que significa "vale de fendas de grande extensão"). O exemplo atual de um continente nesta fase de fragmentação é o “Rift Valley” Africano, na África Oriental (Etiópia, Uganda, Quênia, República do Congo, Tanzânia, Malui e Moçambique).
(legenda: - limite das placas, --- vale do rift, vulcões)
 

O Relevo da África

  

         A maior parte do relevo africano é formada de planaltos, sem variações significativas em seu modelado. Por serem formações muito antigas, esses planaltos sofreram grandes transformações ao longo das eras geológicas. Podemos dividir o relevo da África em três porções principais : Planalto Setentrional , Planalto Centro-Meridional e Planalto Oriental .

   O que é Hipsometria ? É a representação do relevo num mapa.
     O que é Hidrografia ? É a representação dos rios, lagos, corpos hídricos,  num mapa. 
      
     Planalto Setentrional ( setentrional é o mesmo que “ ao norte “ , ou seja, planalto do norte) : nessa porção está localizado o Deserto do Saara, enorme área que ocupa um quarto do território africano. A noroeste está localizada a Cadeia de montanhas Atlas, ou Cadeia do  Atlas (cadeia de montanhas é o mesmo que Cordilheira, um grupo de montanhas dispostas paralelamente, uma ao lado da outra formando um conjunto bem largo e muito comprido) . A cadeia do Atlas se estende desde o litoral do Marracos , passando pela Argélia, até a Tunísia . A região da Cadeia do Atlas também é conhecida como Magreb (região que no passado foi povoada pelos berberes. Calcula-se que existam hoje uns 25 milhões de pessoas que falam a língua berbere, principalmente no Marrocos e na Argélia, e também no Egito e na Etiópia. Os tuaregues, povo étnico nômade da região do Saara, faz parte dos povos de língua berbere ).  
     
     Planalto Centro-Meridional (meridional é o mesmo que ao sul, ou seja, planalto centro-sul) : com altitudes médias mais altas que as do Planalto Setentrional, a região do Planalto Centro-Meridional compreende o centro-oeste e o sul do continente. A Bacia do Rio Congo e o Deserto do Kalahari constituem duas grandes depressões (terras mais baixas).
   
    Planalto Oriental (oriental é o mesmo que “ a leste” , ou seja, planalto do leste) : região de origem vulcânica, apresentando tanto altitudes elevadas como depressões (fossas tectônicas) . Essas fossas tectônicas deram origem a grandes lagos como o Tanganica, o lago Vitória (formador do Rio Nilo) e o lago Niassa. No Planalto Oriental está localizado o Rift Valley : uma depressão alongada que forma um vale de norte a sul (da Etiópia até Moçambique). 
     O que é fossa tectônica ? Uma depressão de origem tectônica, geralmente com a forma de um vale alongado com fundo plano, formada quando um bloco de território fica afundado em relação ao território circundante, em resultado dos movimentos nas profundezas do manto (abaixo da crosta ) da Terra .
 
Link :http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br/2011/03/continente-africano-relevo.html

terça-feira, 14 de agosto de 2012


                                                           O Clima Africano

                   África   Aspectos Naturais, Clima e Vegetação, Mapas Continente Africano clima do continente africano

Divisão Politica do Continente Africano

                               

 

Clima e Hidrografia


Uma grande parte do continente é apresentada à influência do clima tropical. Na África oriental, montanhas param a monção do Oceano Índico.
O clima de África é fortemente influenciado pelo fato de este continente ser atravessado quase a meio pela linha do equador e estar compreendido na sua maior parte entre os trópicos. É um continente bastante quente, onde os climas se individualizam mais pelas variações pluviométricas do que pelas térmicas, à excepção das extremidades norte e sul, de clima mediterrânico. A partir do equador para norte e para sul, o clima passa de equatorial para tropical e desértico quente. Nas zonas mais altas o clima é de altitude e nas zonas temperadas o clima é mediterrânico.


Ao norte e o Sul, o clima da floresta pluvial deixa o lugar ao clima tropical, caraterizado por uma estação húmida durante os meses de verão e uma estação seca durante os meses de inverno, que se alonga à medida que aproxima-se trópicos. As precipitações anuais totais variam1 500 mm550 mm. De parte e outro do Equador, a humidade diminui quando a latitude aumenta, e passa-se floresta densa à floresta à folhas caducas seguidamente à floresta clara e por últimola savane. Le Sahelé uma zona climática intermédia entre savane e o deserto onde as precipitações (400600 mm) permitem ainda a cultura do painço sem irrigação, por conseguinte a existência de uma agricultura de subsistência elementar.
Muito vastas extensões têm um clima árido, ou desértico. O Sara, no norte, o Abyssinie, no leste, e Kalahari e o deserto do Namib, no sudoeste, recebe menos250 mm de chuvas por ano. Ao Sara, as variações de temperatura entre o dia e a noite, e entre as estações são importantes. Durante a estação fria, a temperatura noturna cai frequentemente debaixo0 °C.
As zonas de clima e de vegetação mediterrânicos encontram-se extremo no noroeste e o extremo sudoeste da África. Estas regiões são caraterizadas por invernos suaves e húmidos, e verões quentes e secos. Sobre as bandejas da África oriental, em especial ao QUÉNIA e o Uganda, as precipitações são repartidas bem ao longo de todo o ano e as temperaturas são iguais. O clima da elevada bandeja da África do Sul é moderado na região do Cabo.